2001 Yamaha SRX 700
Quatro pequenas mudanças, um trenó doce
Wade West
10/1/2000
Já se passaram três anos seguidos. A SRX tem estado no topo ou perto do topo das nossas escolhas editoriais desde que nos fez arregalar os olhos em '98. Tudo o que gostámos na SRX 700 no passado continua a ser verdade para 2001 - desempenho, ergos, pontos de estilo. Algumas das nossas queixas foram até atendidas - precisa de controlos de aquecimento separados, aderência nas curvas. Só resta um - para-brisa ornamental.
A Yamaha fez uma alteração em cada um dos quatro aspetos diferentes da sua máquina de alto desempenho: estética, desempenho, conforto e serviço.
Os consumidores notarão primeiro o novo visual da SRX. O esquema todo azul da época passada foi substituído por uma atraente pintura contrastante azul e prata. O para-brisa também passou a ser fumê.
A mudança que melhora o desempenho de 2000 para 2001 vem na forma de um novo disco de freio hidráulico. A peça nova foi aliviada cortando orifícios de ventilação adicionais na parte interna do rotor. O resultado é uma redução de 0,35 libras de massa rotacional, o que inibe a aceleração, graças ao nosso bom amigo, Inércia.
A Yamaha também nos diz que o novo disco passa por um processo de balanceamento revisado para reduzir qualquer vibração causada por desequilíbrios no rotor.
A terceira mudança é para o conforto do motociclista. A Yamaha finalmente dividiu os circuitos de aquecimento das mãos e do polegar para permitir que os motociclistas definissem cada um em um nível confortável. Os dois botões têm dez pequenos cliques para ajudar a indexar as configurações favoritas. Tudo sobre a operação dos novos interruptores é ótimo, exceto a localização dos botões. Embora os motociclistas da Yamaha de longa data não tenham problemas para encontrar os controlos no painel, gostaríamos de vê-los realocados para um local mais fácil de alcançar no painel ou na área do guiador.
A quarta e última grande mudança na SRX 2001 é a adição de um bico de graxa no braço tensor da direção. Isso tornará muito mais fácil manter a lubrificação nesta junta importante. Melhor lubrificação significa melhor esforço de direção e resposta na trilha.
No geral, a SRX ainda é um dos melhores trenós do mercado hoje. A única coisa que realmente gostaríamos de ver a Yamaha abordar é o para-brisa decorativo. Mas, desde que haja opções de concessionárias e alternativas do mercado de reposição disponíveis, aprenderemos a viver com isso. Concluiu o piloto de testes Jeff Velander: "Se eu estivesse a comprar um trenó este ano, seria difícil recusar este."
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2002 YAMAHA SRX
Este é o melhor snowmobile de desempenho pronto para uso?
Afirmado ser o trenó de alto desempenho mais avançado e rápido na neve, o SRX continua a liderar o caminho tanto em aceleração quanto na satisfação do cliente.
O que mais você esperaria de uma empresa de motores que mudou as regras e virou cabeças em todos os outros segmentos de desportos motorizados em que está envolvida? A Yamaha Motor Corporation liderou a carga em tecnologia de motocicletas off-road com sua nova geração de motos de motocross de quatro tempos. A Yamaha está a colocar mais cavalos no asfalto do que nunca com as suas motos desportivas R1 e R6 e a Yamaha tem uma das gamas de modelos ATV mais diversificadas e emocionantes da indústria, incluindo o ATV desportivo Raptor 660 de alto desempenho.
Ao injetar esta tecnologia inovadora e líder da indústria em sua divisão de snowmobile, a Yamaha desenvolveu um trenó de alto desempenho líder com o SRX 700 e, para 2002, a tecnologia continua a ultrapassar os limites. Este é um snowmobile de desempenho total dedicado que combina desempenho superior, maneiras de trilha e manuseio preciso em um pacote compacto.
Motor Potente
Tudo começa com uma central elétrica de três cilindros compacta e formidável, que apresenta válvulas de escape controladas eletronicamente, ignição tridimensional, magneto de terras raras, carburadores de lâmina plana aquecidos a líquido e, novidade para 2002, um Sistema de Controlo de Detonação (DCS) automático.
Do primeiro aperto ao acelerador totalmente aberto, o SRX oferece um golpe de potência com tração perfeita. Na verdade, o SRX saiu dos portões no American Snowmobiler Old Forge Shootout no inverno passado e foi orgulhosamente proclamado o snowmobile box-stock mais rápido da história da competição, independentemente do deslocamento.
Primeiro da indústria: O novo DCS mantém este desempenho implacável sob controlo, monitorizando o processo de combustão e movendo-se para uma zona de retardo de ignição à prova de falhas quando a possibilidade de detonação do motor que rouba potência está presente. Vá em frente, deixe o motor SRX gritar a nota de desempenho pretendida e deixe as preocupações com combustível ruim e jateamento irregular para a tecnologia avançada da Yamaha.
Suspensão Pro-Action
Mas toda essa potência não significa nada se você estiver apenas a segurar-se para a santa Hannah. É aqui que a espinha dorsal da raça SRX entra na festa. Com base no chassis e suspensão do sistema ProAction, os traços rígidos e de escultura de curvas são adaptados ao aumento de potência do SRX para oferecer manuseio preciso, transferência de peso agressiva, mas controlável, e uma excelente qualidade de condução.
Os extras incluem um magneto de 300 watts para alimentar os faróis estilo projetor e controlos de aquecimento de mãos e polegares infinitamente ajustáveis. Do outro lado da barra, há um sistema de freio hidráulico que oferece paragens com um dedo com uma sensação progressiva.
Novas características
Sistema de Controlo de Detonação (DCS) exclusivo da indústria autoajusta o tempo de ignição para um desempenho ideal, fornecendo maior potência e maior confiabilidade.
Desempenho
Os resultados do American Snowmobiler 2001 Shoot-Out e inúmeras vitórias em corridas de relva comprovam que o SRX pode vencer os snowmobiles de 800cc da concorrência. O motor de três cilindros com válvulas de potência eletrónicas de autolimpeza líderes da indústria mantém um forte desempenho do motor. As portas de escape exclusivas usinadas em CNC oferecem desempenho consistentemente alto. Os carburadores exclusivos aquecidos a líquido mantêm uma excelente resposta do acelerador e economia de combustível. A temporização de faísca indexada exclusiva de 360 graus fornece faísca mais forte e desempenho mais consistente. O CDI D.C. de 300 W com sensor de posição do acelerador e sistema de ignição 3D fornece potência forte de baixa rotação e excelente resposta do acelerador.
Manuseio
O chassis do sistema ProAction leve e rígido tem até o dobro da rigidez torsional dos designs competitivos para fornecer manuseio preciso. A suspensão traseira ProAction SRX com localização e calibração agressivas da haste de controlo fornece excelente transferência de peso e aceleração. O sistema de freio hidráulico requer apenas um esforço de um dedo e fornece uma sensação progressiva. O rotor de freio ventilado interno exclusivo fornece arrefecimento superior.
Conforto/Conveniência
A suspensão traseira Quick-Adjust de ponto único exclusiva permite que o motociclista ajuste rapidamente a amortecimento de choque e as taxas de mola efetivas para se adequar ao seu estilo de pilotagem. Os amortecedores de gás KYB de corpo de alumínio premium e reconstruíveis fornecem qualidade de condução líder da classe. Os protetores de túnel padrão e a proteção do trocador de calor frontal facilitam o uso de pregos de pista pós-venda. Os controlos de temperatura separados para punhos e aquecedores de polegar oferecem 10 configurações cada para maior conforto. O design de farol duplo e o sistema magneto de alta saída de 300 W fornecem excelente visibilidade noturna. Freio de estacionamento mecânico exclusivo para tranquilidade ao transportar. Alavanca de freio ajustável exclusiva para um ajuste personalizado.