Hardcore Sledder banner

B9ES vs. BR9ES

3 reading
29K views 15 replies 4 participants last post by  patrioticinnovations  
#1 ·
Olá pessoal, eu sou fã de Gatos há anos e tenho usado o B9ES SEM resistor em todos os meus trenós sem EFI. Muito melhor, partidas a frio mais fáceis, melhor desempenho, melhor quilometragem, nada daquela porcaria preta nas velas sob a tampa, apenas uma queima muito mais limpa com mais potência.
Eu estava apenas me perguntando se algum de vocês já os experimentou em seus Polaris??
Eles vão estragar um trenó EFI, mas NÃO vão estragar sua televisão como fariam nos dias das antenas.
Estou apenas colocando isso para os caras que apreciarão os ganhos a serem obtidos.
Tente um teste de ohm em um BR9ES e depois em um B9ES e você verá do que estou falando. Por que um cara colocaria um resistor nos fios das velas, a menos que você tenha problemas de EFI para lidar??

#2 ·
Porque o CDI dos trenós é feito para funcionar com eles. A tampa dos fios da vela de ignição é um resistor de 5000 ohms, assim como os fios/tampas do seu Cat, por isso não interferiu na interferência de TV (TVI).

Se você estava vendo melhores partidas, melhor desempenho e economia de combustível com as velas sem resistor, então você tinha outros problemas com seus trenós.

#3 ·
Porque o CDI dos trenós foi feito para funcionar com eles. A tampa dos fios da vela de ignição é um resistor de 5000 ohms, assim como os fios/tampas do seu Cat, essa é a razão pela qual não interferiu na interferência de TV (TVI).

Se você estava vendo melhores partidas, melhor desempenho e economia de combustível com as velas sem resistor, então você teve outros problemas com seus trenós.
Eu acho que simplesmente não consigo imaginar todos os trenós, motosserras, sopradores de neve e outros 2 tempos que eu usei com este tipo de vela de ignição, tiveram outros problemas que uma vela sem resistor resolveu.
Eu instalei essas velas em dezenas de trenós de clientes e NÃO tive feedback negativo e todos mostraram desempenho aprimorado, especialmente em condições de partida muito frias. Estou apenas tentando compartilhar o que eu acho que é um bom aprimorador de desempenho barato.

#5 ·
As velas de resistência NÃO retiram qualquer desempenho do motor, nem aumentam a quilometragem de combustível, os testes em dinamómetro comprovaram isso..
Gee Don, tenho a certeza que os seus resultados no dinamómetro mostrarão isso, mas já vi muitos ganhos no dinamómetro que nunca apareceram quando a pista bateu na neve!!!! Talvez experimente um conjunto numa manhã de -15 e veja se consegue um arranque mais fácil. Não acredito que a vela de ignição realmente entre em jogo quando se tenta fazer potência no dinamómetro. Eu pensei que era a compressão, o combustível e a sua mistura, o tempo, a ressonância dos tubos, etc. Não acredito que uma vela com e sem resistência mostre ou não ganhos de potência, mas acredito que há melhor desempenho na trilha a ser obtido com o tipo sem resistência.

#6 ·
Meus trenós partem na primeira puxada quase sempre.

Você estaria enganado então, pois tudo isso foi testado por outros e por mim mesmo nos 45 anos em que dirigi uma oficina de trenós/oficina mecânica. Se fosse um ganho de desempenho/economia de combustível, não pense por um momento que todos não os estariam usando? Meus manuais de desempenho e serviço afirmam muito claramente que ocorrerão danos ao CDI se velas sem resistor forem usadas, pergunto-me por que isso acontece, e quanto às tampas de resistor de 5000 ohms nos fios, você também as remove?

Alguns dos CDIs mais antigos não foram afetados pelo uso de velas sem resistor.

#7 · (Edited)
Não, eu nem uso os fios originais. Nos últimos dois anos, tenho usado os fios Nology, fios quentes com os capacitores embutidos. Eles vêm com uma vela de prata sólida, sem resistor, que eles fazem para seus fios. Foi daí que surgiu a ideia de usar um resistor não regular em vez dos seus de prata de alto valor.
Eu NÃO tive falhas de cdi com essas velas. Tive problemas com um Cat 580 EFI, o resistor não regular estraga os injetores de alguma forma, mas não tenho certeza de qual é a falha exata ou por que ela ocorre.
Isso é ótimo, pois sei muito pouco sobre o sistema eletrônico Polaris e aceitarei sua palavra sobre falha de cdi, MAS, instalei essas velas em alguns 500 Indy sem problemas até agora e em um monte de Cats sem problemas.
Meu último Cat, um 02 ZR 900 carburado, usou essas velas por cinco anos. Agora não sei se devo usá-las neste XCR?????? Você pode postar a página do manual de serviço que explica isso??

#8 ·
Não posso dizer com certeza como os motores de trenó se comportam, mas na busca por uma faísca melhor e mais quente, coloquei velas sem resistor, fios de cobre e botas Mallory sólidas na minha motocicleta Yamaha V-max. Adivinha? A caixa CDI pifou depois de alguns meses de uso, novas custam mais de US$ 400. Não corro nenhum risco na floresta, no meio do mato.

#10 ·
Bem, Don, esta é uma leitura muito interessante e aprendi com ela. Só posso concluir que a tampa de 5000 ohms protegeu os sistemas eletrônicos nos trenós em que usei essas velas de ignição sem resistor. Acho que você pode ver o ganho que obtive lendo o parágrafo 8, com a faísca maior associada a partidas mais fáceis e melhor desempenho. Vou testar minha teoria no meu XCR neste inverno E levarei um CDI sobressalente, só para o caso. O fato de nenhum dos trenós em que instalei essas velas ter apresentado falha no CDI me mostra que há esperança e melhor desempenho a ser obtido com elas.
Você tem alguma ideia de quão longe o CDI precisa estar da fonte de ignição para superar essa interferência?
Agora entendo por que meu EFI estragou, mas nunca arruinou peças eletrônicas, apenas não funcionava muito bem e mostrava um código efi.
Eu agradeço seu conhecimento e a partilha dele. Eu e três dos meus amigos estamos começando um plano para participar do Moose Lk. deal. Você acha que seria bom montar uma barraca grande no lago e acampar????

#11 ·
Os guardas florestais nacionais nunca permitirão isso, há acampamento de inverno nos acampamentos primitivos de Moose Lake.

Eu acredito que o parágrafo 8 estava falando sobre lacunas de plugues maiores, não sobre a falta de resistores.

Leia até o final do parágrafo 2 sobre tensão excedente.

#12 ·
Acho que esqueci de mencionar a parte sobre abrir a folga para .045, como as velas de núcleo de prata têm. Você tem um número de contato para o acampamento primitivo? Estaremos desmontando nosso acampamento de caça em breve e manteremos tudo à mão e não o guardaremos. Isso ficaria perto da pista e dos refrescos??? Tenho quatro XCRs e seus pilotos alinhados a partir de hoje, mas estou tentando recrutar mais alguns para diminuir o custo individual da viagem. Já estou animado com este passeio.

#13 ·
Ótimo link Don.

KDR, outra coisa a perceber sobre o sistema de ignição TRIPLE, TRIPLE XCR de 1996 e posterior versus a maioria dos outros é que ele dispara "sequencialmente" em vez de em lote ou simultaneamente como quase todos os outros 2 tempos fazem. Portanto, não cruze nenhum fio de vela.

Isso foi feito para aumentar a voltagem da faísca disponível e é uma das razões pelas quais o XCR 800 funciona tão bem ou melhor do que a maioria dos grandes triplos. A Polaris realmente maximizou este motor!!!

Já se perguntou por que um Mach Z Skidoo precisa de uma folga de vela de 0,018"?:bc:

#15 ·
Ótimo link Don.

KDR, outra coisa a perceber sobre o sistema de ignição TRIPLE, TRIPLE XCR de 1996 e posterior em comparação com a maioria dos outros é que ele dispara "sequencialmente" em vez de em lote ou simultaneamente como quase todos os outros 2 tempos fazem. Portanto, não cruze nenhum fio de vela.

Isso foi feito para aumentar a voltagem da faísca disponível e é uma razão pela qual o XCR 800 funciona tão bem ou melhor do que a maioria dos grandes triplos. A Polaris realmente maximizou este motor!!!

Já se perguntou por que um Mach Z Skidoo precisa de uma folga de vela de 0,018"?:bc:
Eu não sabia disso, pensei que fosse o mesmo sistema de faísca desperdiçada que todos usam. Estou tentando absorver o máximo que posso sobre a Polaris. Eu sei que eles funcionam melhor do que quase todos os outros grandes triplos e essa é a razão pela qual mudei de Cats. Seja paciente se eu mostrar minha ignorância de tempos em tempos, mas aprendo rápido.:rolleyes: